quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Corrupção é como 'baseadinho' em casa, diz Lula

Ao anunciar ontem o envio de projeto de lei ao Congresso que endurece os flagrantes de corrupção, o presidente Lula afirmou que esse tipo de crime às vezes acontece dentro de casa sem que se perceba.

"A corrupção é como uma droga (...) Às vezes, o filho está queimando um 'baseadinho' no quarto, e ele [pai] não sabe. A corrupção é assim. Às vezes, ela está dentro da tua casa, ela está na tua porta e você não sabe."

Segundo Lula, a administração pública deve fazer um "check-up" anual para tentar identificar ações de corrupção, já que muitos que a praticam têm "cara de anjo" e não dão sinais de que estão desviando recursos públicos.

O presidente enfrentou há quatro anos denúncias de que seu governo pagava mensalão a deputados, em troca de apoio em votações.

"Eu prefiro que saia manchete para a gente poder investigar, do que não sair nada e a gente continuar sendo roubado", disse. Em nenhum momento no evento contra a corrupção, Lula mencionou o escândalo do mensalão do DEM no Distrito Federal.

Lula afirmou que, ao apresentar a proposta, o governo está agindo para combater a "safadeza" com o dinheiro público e defendeu rigor nas punições, principalmente para que atinjam o "alto clero".

"Um cara que rouba um pãozinho vai preso e um cara que rouba R$ 1 bilhão não vai preso. Se não aumentarmos a punição para essa gente, vamos continuar enchendo as cadeias de pobres."

0 comments:

Postar um comentário

Ver e Rever Copyright © 2011 | Template created by Ver e Rever | Powered by Blogger