quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Petrobras inicia projeto de injeção de CO2 na Bahia

A Petrobras começa a operar na primeira quinzena de outubro o projeto de injeção de dióxido de carbono (CO2) no campo terrestre de Miranga, na Bahia, com o objetivo de aumentar o fator de recuperação de óleo. De acordo com a gerente-executiva de engenharia de produção do setor de exploração e produção da Petrobras, Solange Guedes, este será o maior projeto de injeção de CO2 já implantado pela estatal.

Solange, que participou de palestra organizada pela Câmara Britânica, afirmou que a operação em Miranga será uma preparação tecnológica para desenvolver um sistema eficiente de injeção de CO2 a ser aplicado nos campos do pré-sal. O projeto-piloto de Tupi, que começará a operar na bacia de Santos no fim de 2010, efetuará a reinjeção do CO2 para facilitar o escoamento do óleo.

O objetivo da companhia ao injetar CO2 nos reservatórios é aumentar a vazão dos poços. A plataforma que vai operar o piloto de Tupi, com capacidade de 100 mil barris por dia, já será equipada com uma unidade para separar o CO2 extraído do fundo do mar junto com os hidrocarbonetos e com bombas de reinjeção.

Solange disse ainda que a empresa não extrapola para todo o reservatório o resultado de um poço em Guará, no bloco BM-S-9, na Bacia de Santos, com vazão de até 50 mil barris por dia. Quanto maior a vazão de um poço, menor o custo de produção.

0 comments:

Postar um comentário

Ver e Rever Copyright © 2011 | Template created by Ver e Rever | Powered by Blogger