segunda-feira, 1 de junho de 2009

''É um momento histórico'', diz analista inglesa


De acordo com analistas políticos britânicos, o escândalo dos gastos indevidos dos membros da Câmara dos Comuns e a sua intensa repercussão na opinião pública podem causar um sopro de renovação política no país.

Ao comentar a questão, a cientista política Andrea Cornwal, professora e pesquisadora do Institute of Development Studies, da Universidade de Sussex, observou: "Estamos testemunhando um momento histórico. A maioria dos britânicos simplesmente vota e deixa aqueles que elegeram avançar no negócio da política. Esse escândalo tem estimulado o cidadão comum a se envolver no debate público, sobre o que esperar dos nossos políticos. Há uma irritação coletiva. As pessoas estão exigindo que os políticos sirvam aos interesses coletivos, em vez de pensar nos seus próprios bolsos. Estou desfrutando cada minuto. Estou otimista, pois disso podem resultar reformas que tornarão nosso governo mais democrático e responsável."

No Brasil, a fraca reação dos eleitores aos sucessivos escândalos no Congresso é atribuída, entre outras coisas, à fraca percepção da diferença entre o público e o privado. Ao analisar o fato, o cientista político Humberto Dantas, conselheiro do Movimento Voto Consciente, disse que "os cidadãos esperam pouco de seus políticos e estão cada vez mais acostumados às denúncias de corrupção".

0 comments:

Postar um comentário

Ver e Rever Copyright © 2011 | Template created by Ver e Rever | Powered by Blogger